28 de abril de 2010

Saúde

      Quando é realmente necessário cuidar da saúde? Muitas pessoas reetem essa pegunta diariamente, a maioria  não tem acesso a uma saúde de qualidade devido a um Sistema Único de Saúde extremamente defasado. Para responder a pergunta, digamos que todo dia é dia de cuidarmos da nossa saúde. Pesquisas recentes indicam que o brasileiro nos últimos 10 anos vem se cuidando mais que a alguns anos atrás. Os homens ainda possuem uma especie de "bloqueio" para tratar da saúde, como indicado na pesquisa. Segundo a mesma 60%  dos homens entrevistados diziam não procurar um médico a mais de 3 anos. Entre as mulheres a situação é mais confortável, 80% das entrevistadas responderam que consultaram um médico a menos de 3 meses, os demais 20%, a aproximadamente seis meses tinham feito uma consulta.
     Vale ressaltar, que cuidar da saúde não é apenas ir ao médico frequentemente. A alimentação, os habitos e vícios são determinates para uma vida saudável. Por exemplo, uma pessoa que tem o hábito de praticar esportes regularmente tem muito menos chance de contrair um stress ou uma depressão. Não que tenhamos que nos tornar um esportista de um dia para o outro, por favor! Mas todos somos capazes de caminhar por pelo menos meia hora durante o dia. Quanto a alimentação, não é que você deva começar uma revolução alimentar e retirar todo tipo de gordura da sua frente, pelo contrário, é até bom que as ingira, porém tudo na sua dose certa. O problema da alimentação está no exagero e não no que você come, podemos comer? Sim!Com Certeza! Mas sem "extrapolar"!
     Cuidar da saúde não é uma missão impossível mas sim uma questão de educação.Quando se tem noção do que é "bom" e do que é "ruim", fica bem mais fácil lidar com as adversidades. Da mais simples gripe até uma terrível depressão.