17 de março de 2010

Drogas x Educação x Violência

             Não é fácil encarar a realidade nem tão pouco aceita-la, pincipalmente o modo o qual a educação pública é tratada pelos nossos "queridos" governantes. Engraçado a forma que uma coisa que é tão "batida" ainda chama tanta atenção mas a questão é; de quem?Para quem seria interessante uma boa educação? "A sabedoria do povo daqui é o medo dos homens de lá, a consciência do povo daqui é o medo dos homens de lá" diz a canção.
           Junto com a falta de uma educação de qualidade vem os agravantes, um dos que tem mais destaque dentre os vários, são as drogas, que a cada dia destrói famílias, vidas e sonhos. A castração provocada pelas drogas a vezes é inreparável, e quando essa "novidade" chega ao conhecimento dos diversos jovens e adolescentes que compõem o ambiente escolar, funciona com uma espécie de suprimento, já que os estudantes não tem nenhum tipo de atividade complemetar. Porém, deve ser ressaltado, que as drogas não é um problema único e exclusivo das escolas públicas, o mais interessante quando as emissoras de TV  fazem qualquer tipo de reportagem envolvendo drogas, educação e violência simplificam o problema ao ensino público ou a classe menos favorecida; por que seria??
              A violência é apenas o resultado de todo esse processo de condensação, dessa mistura de curiosidade e necessidade, desse "turbilhão de idéias" que são formadas no período da adolescência, se parassemos só por algns instantes e refletíssimos, lembrariamos que já passamos por aquela fase e por isso sabemos o quanto é difícil lidar com os impulsos e tentações que este período nos proporciona.
Drogas, educação e violência sempre serão assuntos discutíveis conjunta ou particularmetente, pois além de se tratar de assuntos "Pop", como diria Caetano, são assuntos de  responsabilidade pública que foram/são postos de lado. Porém, fica a pergunta: De quem é a culpa??